Ações da Saúde marcam o Dia Mundial de Luta contra a Aids em Campinas

Por: | Postado em: 01-12-2016 às 09:59

Em Campinas o Dia Mundial de Luta contra a Aids conta com várias atividades em espaços públicos e nas unidades de saúde, organizadas pela Secretaria Municipal de Saúde de Campinas, por meio do Programa Municipal de DST/Aids. O 1º de dezembro é celebrado como Dia Mundial de Luta contra a Aids no mundo inteiro, desde 1987, com o objetivo de mobilizar e sensibilizar a sociedade sobre a importância da solidariedade, da tolerância e da compreensão e contra o preconceito e a discriminação com as pessoas vivendo com HIV/AIDS.

Na programação em Campinas, as equipes do Programa DST/Aids estarão em dois terminais da cidade para promover ações educativas e distribuição de preservativos. Na parte da manhã, a atividade será no Terminal Ouro Verde; à tarde, no Terminal Central. Além disso, 13 unidades de saúde da cidade aderiram à campanha Fique Sabendo, que acontece em todo o Estado de São Paulo, com o objetivo de disseminar o teste rápido das DST/Aids.

A campanha acontece nos Centros de Saúde San Martin, Nova América, Orozimbo Maia, São Domingos, Campo Belo, Sousas, Florence, Rossin, Pedro Aquino, Vila União, Santos Dumont e União dos Bairros e no Ambulatório da Ceasa. Também haverá teste rápido no CTA (Centro de Tratamento e Aconselhamento) do Centro e do Ouro Verde e no Cecom (Centro de Saúde da Comunidade) da Unicamp.

Segundo o coordenador do Centro de Referência DST/Aids, Josué Lima, as ações educativas, com distribuição de material e preservativo, são feitas durante todo o ano, com o objetivo de informar a população sobre os riscos e formas de infecção das doenças sexualmente transmissíveis. O Centro de Referência (CR) em DST/Aids fica na rua Regente Feijó, 637. Neste endereço, as pessoas também podem fazer os testes para aids, sífilis e para as hepatites B e C. Todos os exames são gratuitos.

Ainda dentro da programação do Dia Mundial, a Oscip Terra das Andorinhas, parceira da Secretaria de Saúde, estará na Praça José Bonifácio, no Centro, das 8h às 17h, oferecendo testes rápidos de fluído oral a toda a população. A iniciativa é da OSCIP, por meio do Projeto Viva Melhor – Faça o Teste de HIV/AIDS, em parceria com o Ministério da Saúde e conta com o apoio institucional do Programa Municipal de DST/AIDS e Hepatites Virais de Campinas/SP. (com informações da Secretaria Municipal de Saúde)

Foto: Marcelo Camargo/ABr