O ISI

O ISI – Educação e Cultura é uma organização não governamental,  instituída em 2006, com a missão de promover ações humanizadas por meio da educação, cultura, ação social, ensino e pesquisa para a sociedade e, particularmente, para os trabalhadores da saúde.

Fundado e mantido pelo Sinsaúde (Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde de Campinas e Região), o ISI também contou para sua fundação com a Irmandade de Misericórdia de Campinas (instituição dirigente da Santa Casa de Campinas e do Hospital Irmãos Penteado) e com a Casa de Saúde, mantendo, na atualidade, parceria com mais de 50 instituições de saúde de Campinas.Conheça todos os nosso parceiros aqui!

Instalado em uma área de 2.500 m² que integra os 8.000m² do edifício de dois pavimentos do prédio histórico da Santa Casa de Misericórdia de Campinas, o ISI está situado na rua Barreto Leme, nº1552. 

O centenário prédio da Santa Casa e sua respectiva capela, a Nossa Senhora da Boa Morte, foram erguidos entre os anos de 1870 e 1876, hoje tombados pelos Conselhos de Patrimônio Cultural do Município-Condepac (conjunto da edificação) e do Estado de São Paulo (capela); a edificação abrigou também, entre as décadas de 1960 e 1980, a primeira Faculdade de Medicina da Unicamp e Enfermagem da PUC.

Desde sua fundação, o instituto vem recuperando o prédio, dando uso à edificação de acordo com suas origens e tradições históricas, culturais, educacionais e sociais. Em novembro de 2010, foi comemorado a conclusão das fachadas, detalhes, portas e da mandala. No presente momento, as obras de restauração e recuperação já estão em fase de finalização no espaço destinado ao anfiteatro que abrigará o Centro Cultural do ISI.

No interior do edifício, por sua vez, os trabalhos de restauração e adequação dos espaços, onde estão implantadas 10 salas de aula, 2 laboratórios de informática, 2 laboratório de enfermagem, 1 laboratório de farmácia, 1 laboratório de radiologia, 1 laboratório de hospedagem e uma biblioteca. Para tanto o Sinsaúde, detém o comodato de uso e restauro do prédio, até o ano de 2028.

MISSÃO

Promover ações humanizadas por meio da educação, cultura, ação social e pesquisa na área da saúde.

VISÃO

Ser uma Instituição reconhecida por meio da excelência dos serviços educacionais prestados aos profissionais da saúde, instituições, empresas e à sociedade.

VALORES

Humanização, conhecimentos, competência, ética, trabalho em equipe, respeito, cultura, responsabilidade social, comprometimento e qualidade.

Pilares Institucionais

EDUCAÇÃO

Centro de formação profissional: Excelência na formação de profissionais técnicos para a área de saúde: Enfermagem, Informática, Farmácia, Radiologia entre outros cursos.

Campo de estágios: ISI – Educação e Cultura e Sinsaúde em parceria com mais de 40 Hospitais, Clínicas, Unidades Básicas de Saúde e Prontos-Socorros.

CULTURA

Restauro da Santa Casa de Misericórdia: Adequação física do prédio e projeto de restauro arquitetônico aprovado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Artístico e Cultural de Campinas – CONDEPACC e Ministério da Cultura – MINC.

Observatório da saúde: Pesquisas históricas, exposições de fotos, objetos, livros e outros recursos que permitem reconstruir a história da saúde em Campinas.

Turismo cultural: Roteiro da Saúde, integrado ao “Programa Conheça Campinas” propõe o resgate da história da saúde na cidade.

AÇÃO SOCIAl

Voluntariado: Sensibilizar pessoas para ação social, educação e cultura com enfoque na saúde.

Inclusão social: Programas de inclusão social e profissional para trabalhadores da saúde e pessoas com deficiência.

Clínica de saúde: Laboratório e Ambulatório para treinamento técnico. Projeto da Clínica de Atenção ao Trabalhador da Saúde – CATS.

Projetos sociais: Desenvolvimento e apoio a projetos e programas sociais, em parceria com empresas e instituições.