ISI reúne profissionais de RH e Educação Continuada dos hospitais de Campinas

Por: | Postado em: 31-07-2017 às 14:56

Com o objetivo de promover ações integradas voltadas à capacitação dos colaboradores dos hospitais de Campinas, o ISI realizou na quarta-feira (26/07) um encontro com profissionais da área de Recursos Humanos e Educação Continuada. O evento contou com a participação do palestrante Marcelo Chanes, graduado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo, com especialização em Administração Hospitalar pelo IPH, mestre em Enfermagem e Doutor em Ciências, pela Escola de Enfermagem da USP .

O encontro também reuniu gestores do ISI, com a participação da gerente Executiva, Rita Cortado; da diretora Pedagógica, Nilce Modesto; da coordenadora do curso Técnico em Enfermagem, Lúcia Azevedo; do gerente Comercial, André Zimmerman e da coordenadora de Eventos, Giovana Baú.

Com o tema “Estratégias Contemporâneas de Gestão de Pessoas o Novo Século”, Marcelo Chanes, discorreu sobre os desafios na gestão de pessoas na área da saúde e a importância de preparar e treinar os colaboradores da área hospitalar com no atendimento ao paciente. Segundo ele, são muitos os desafios na rotina hospitalar como a promoção da saúde, o pensamento crítico-reflexivo, a gestão das relações e a própria segurança do paciente.

Chanes apontou que o maior desafio está na própria relação entre o profissional da saúde e o paciente, no sentido de “desenvolver o profissional para olhar o paciente não somente com os olhos da técnica, mas também com os olhos da emoção”.

Após a palestra os participantes do encontro tiveram a oportunidade de conhecer o Laboratório de Simulação Realística do ISI Educação e Cultura e acompanhar o funcionamento do robô-paciente, que simula situações clínicas reais, como uma parada cardíaca. O equipamento é utilizado tanto nas aulas práticas oferecidas aos alunos do Curso Técnico em Enfermagem, como em treinamentos de funcionários nos hospitais parceiros do ISI.